Frase da Semana
Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência, do que qualquer outro talento. "Isaac Newton"

INÍCIO




  Na contemporaneidade, faz-se necessário, repensar a educação a partir das novas exigências do mercado a fim de compreender a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. Na sociedade Moderna a relação econômica vai se tornando fundamento da profissionalização. Antes, ela incorpora valores éticos, políticos, conteúdos históricos e científicos que caracterizam a práxis humana.

Portanto, formar profissionalmente não é preparar exclusivamente para o exercício do trabalho, mais, proporcionar a compreensão das dinâmicas sócio-produtiva da sociedade moderna, com as suas conquistas e seus revezes, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo da profissão, sem nunca se esgotá-las.

Propomos sociabilizá-los através de atividades que não só envolvam os educandos inseridos no projeto, mas também a comunidade como um todo. Inserindo-os na formação humana e profissional, tornando-os pessoas pró-ativas, autoconfiantes e determinadas a conquistarem seu espaço, mudando a imagem e o retrato que muitos publicam sobre a população dessa região.

Queremos incluí-los no mundo digital, sendo este, parte de um mundo social mais amplo, onde podemos gerar possibilidades de resgate de identidades e histórias de vida.  Tais objetivos, só serão possíveis através de ações que permitam conquistar e descobrir sólidas e importantes fontes de conhecimentos e novas vivências que dêem novos e altos vôos a cada um deles.

Nossas ações vão desde a criação de um espaço onde os educandos e a comunidade utilize como referencia pessoal e institucional para pesquisas, leituras, estudos e socialização de conhecimentos e experiências; ocupar e conhecer espaços sócio-culturais; visitas sociais e profissionais a instituições que os permitam serem pessoas mais sociáveis; utilizar e criar uma ferramenta virtual (blog) de comunicação em massa; prestar serviços profissionais na região melhorando a relação entre eles, bem como agregando novos valores e conhecimentos que venham a acrescentar na formação de cada individuou contemplado; formar profissionalmente os envolvidos com cursos profissionalizantes de relevância técnica no mercado de trabalho; promover e integrar a comunidade com atividades lúdicas, expositivas e culturais com a finalidade de valorizar as pessoas, descobrir e revelar talentos melhorando o meio em que estão inseridos e zelando pelo bem estar de cada um.

Não só queremos educá-los, e sim, formar jovens livres e felizes para que os mesmos se valorizem, lapidem sua inteligência para um bem comum de forma sadia e empreendedoras com perspectivas de geração de emprego e renda, melhorando assim sua auto-estima, tornando-os seres insubstituíveis e único.

Prof. Albericio Alves





ABSTRACT


Nowadays, it is necessary to rethink education from the new market demands in order to understand the inseparable relationship between work, science, technology and culture. The work is the first mediation between man and material and social reality. In modern society the economic relationship is becoming the foundation of professionalism. Rather, it incorporates ethical, political, historical and scientific content that characterize human practice.


Therefore, training is not professionally prepared exclusively for the performance of work, more, providing an understanding of the dynamics of socio-productive modern society, with its achievements and its setbacks, and also enable people to exercise as the profession, never to exhaust them.We propose sociabilizá them through activities that involve not only the students entered the project, but also the community as a whole. Inserting them into human and professional education, making them people who are proactive, confident and determined to conquer their space, changing the image and the picture that many people publish on this region.


We want to include them in the digital world, this being part of a wider social world, where we can generate possibilities of redemption of identities and life histories. These goals will only be possible through actions that allow targeting and understand solid and important sources of new knowledge and experiences that give new and high-flying every one of them.


Our activities range from creating a space where students and community use as a reference to personal and institutional research, lectures, studies and socialization of knowledge and experience, occupation and socio-cultural knowledge spaces, social and professional visits to institutions that allow people are more sociable, use and create a virtual tool (blog) of mass communication; provide professional services in the region by improving the relationship between them, as well as adding new values ​​and knowledge that will be added in the formation of each individuou contemplated; professionally train involved with technical training courses of relevance in the labor market, promote and integrate the community with recreational activities, cultural lectures and for the purpose of valuing people, discover and reveal talents improving the environment in which they live and ensuring the welfare of each.


Not only do we educate them, and yes, train young people free and happy for them to value themselves, their intelligence lapidem for a common good in a healthy and entrepreneurs with prospects for generating employment and income, thereby improving their self-esteem, making them unique and irreplaceable beings.

Prof. Albérico Alves


METODOLOGIA

              As atividades serão desenvolvidas de uma forma que oportunizem e valorizem todos assistidos pelo projeto, considerando seres pensantes e atuantes no exercício da cidadania, estimulando valores éticos, morais e auto-estima. A ética e o desenvolvimento das atividades é uma responsabilidade da instituição com o facilitador, estabelecendo com profissionalismo a participação, a construção de novos conhecimentos, interferindo na relação educando/instituição e instituição/comunidade.       
Para atingir os resultados esperados, as atividades serão teóricas e práticas, expositivas, discursiva comparativa e participada. Aulas coletivas e atendimentos individuais aos formandos, de modo que os mesmos se reconheçam como seres pensantes, sociáveis, com auxílio de textos, imagens e linguagens verbais e não verbais, dinâmicas, utilização de tecnologias da comunicação e vivencias profissional.
As oficinas temáticas, workshop’s, atividades lúdicas, palestras serão realizadas por facilitadores específicos de cada linguagem, proposta de uma forma criativa, envolvente e participativa, obedecendo e valorizando o repertório, a expressão e liberdade individual dos participantes. Vivenciar e experenciar atividades em outros ambientes serão importantes na construção de identidades solidárias e humanas. A preocupação com o processo de criação levando-se em conta alguns fatores como: desenvolver atividades de maneira seqüenciada e prática das mais simples a mais complexas, para que os assistidos assumam a co-responsabilidade.

Na região em que a Grupo Educacional Pastoral Social da Igreja Catolica vem atuando existem famílias com/sem ou quase nenhuma renda percapta. Crianças, adolescentes e jovens sem ocupação profissional, educacional e lazer. Resgataremos com esse projeto não somente valor moral, social e educacional, mais possibilitará a cada um, direta ou indiretamente, contemplado pelas ações descritas o resgate da auto-estima, da confiança e a determinação para buscarem melhores condições humanas e dignas para sobreviverem, da mesma forma apoiaram algumas das atividades que sempre desenvolvemos.

A equipe executora será formada dois meses antes do inicio do projeto, consequentemente o planejamento pedagógico e as articulações para as atividades práticas, lúdicas e as vivencias instiucionais programadas.

Na área Pedagógica teremos que desenvolver tais ações: planejamento para a elaboração de Vivências Institucional Profissional (VIP) em empresas ou instituições sociais; elaboração do programa do curso, das oficinas e a elaboração dos módulos para o mesmo; na área administrativa: ampliação e implementação de parcerias; na área financeira: aquisição dos equipamentos, contratação dos instrutores, inscrição, seleção e triagem dos educandos através de preenchimento de questionários, realização de dinâmicas a fim de identificar o candidato pela sua criatividade, raciocínio lógico; desenvolver prática de leituras e discussão das ferramentas/programas a serem desenvolvidos com os participantes; levantamento e publicação de situações-problemas relacionadas com área de atuação/formação; elaboração de projetos, ciclos de palestras, mesas redondas, oficinas, pesquisa sobre a história do bairro, entrevista orais e escritas com pessoas da comunidade e seu entorno; levantamento e registro das ações e atividades desenvolvidas na historia da instituição; visitações técnico/culturais; gerenciamento do blog para compartilhar  textos, imagens, discussões, comentários produzidos pelos educandos e os trabalhos desenvolvidos; manutenção de micro (gabinete e seus acessórios) gratuita para a comunidade; realização dos work shop’s, oficinas temáticas nas áreas tecnologia da comunicação, teatro, musica ou dança. Contaremos com o apoio e suporte dos parceiros presentes nesses anos de trabalho listado no resumo.


Objetivo Geral do Projeto

Proporcionar aos adolescentes uma formação técnica profissional apropriada ao ingresso no mercado de trabalho através de competências e habilidades adquiridas.
Objetivos Específicos
Resultados Esperados
Resultados Obtidos


1.    Propor aos participantes experinciações, atividades lúdicas e práticas através de diversos temas estimulando-os a permanente construção do conhecimantos levando-os ao ingresso do mundo do trabalho.



Que o aprendizado seja o lastro básico para a sustentabilidade do Projeto Muito Mais como sustentáculo para a formação profissional e para a efetiva participação dos educandos e da comunidade nas ações que conduzam ao desenvolvimento para o exercício da cidadania na construção da sociedade.




Até o momento, como ainda estamos no processo da execução do projeto, os resultados tem correspondido às nossas expectativas dentro do esperado.
2.    Aprimorar cada vez mais a participação qualitativa dos educandos nos processos de ensino-aprendizagem, desenvolvendo ações que propicie a conscientização do ser humano ético e social em todos os âmbitos;

Que a eficácia das diversas atividades conduza a aprendizagem dos jovens envolvidos levando-os a resolução de situações problemas da vida cotidiana e na escola, na sociedade e, que seja capaz de compreender os processos históricos que determinam as realidades sociais e humanas.

Iden.
3.    Construir atividades e ações comunitárias, valorizando fatos locais, sociais e construção e disseminação de conhecimentos.

Que os educandos tenham condições de enfrentar as situações positivas e negativas da vida, do mundo do trabalho,  das relações interpessoais e profissionais. Da mesma que forma eles possam utilizar o raciocínio lógico no processo decisivo da vida, valorizando a família e a comunidade através de registros audiovisual.

Jovens educados, motivados felizes com as atividades propostas.
Participativos em todas as ações durante o processo.
1.    Estabelecer parcerias com instituições empresariais e sociais para Vivência Institucional Profissional (VIP).

Concretização de parcerias significativas a curto e longo prazo do Projeto Muito Mais que levem em conta, desde o inicio, as mudanças que envolva o aprendizado dos jovens, a participação ativa da comunidade, das  empresas e das instituições no eixo da área.

Atividades iniciadas em processo de desenvolvimento para deslanche a partir do meado do curso.

Faça Suas Pesquisas